A importância do treino

O treino constitui um processo dinâmico cuja finalidade principal é a melhoria continua e aumentar o rendimento dos atletas.

Nos ralis especificamente, tudo precisa ser rápido e em conjunto onde o pormenor faz toda a diferença,

Trabalhar as notas de andamento, desenvolver a capacidade de reagir, antecipar situações, reflexos, resistência física, resiliência, comunicação clara e precisa, assim como a capacidade de visualização são algumas das  características que um piloto ou candidato deverá ter em consideração, para isso é necessário um planeamento bem definido e deverão ser treinadas com regularidade.  



Diversidade de pisos: nos ralis ocorrem alterações nos pisos, seja por via da sua temperatura, da sua composição, ou da sujidade que por vários motivos aparece em curva, alterando a aderência dos pneus, assim como  as condições climáticas que influencia de uma forma bastante acentuada o andamento do piloto. O treino específico em diferentes ambientes ajuda os pilotos a se adaptarem rapidamente a qualquer situação.

Preparado para o Inesperado: a natureza dos ralis é imprevisível. Pilotos e co-pilotos bem treinados estão mais preparados para lidar com situações adversas, como mudanças no clima ou falhas mecânicas, desenvolvendo o pensamento critico e a tomada de decisão.